União por um Erebango cada vez mais próspero

Ao encerrar as atividades de 2022 no serviço público municipal, a avaliação do prefeito Valmor José Tomelero e do vice-prefeito, Flávio Kusz, é de um ano positivo, com conquistas e desafios em diferentes áreas. Vale mencionar que várias ações foram encaminhadas e, aos poucos, se tornam realidade. Um trabalho com o compromisso permanente de melhorar a qualidade de vida da população. 

O segundo ano de mandato teve, ainda, a continuidade da recuperação das estruturas em diversos setores, principalmente, a reforma de máquinas e equipamentos. 

No sentido de proporcionar mais bem-estar aos cidadãos, um marco é a Praça Educacional de Esporte e Lazer, a qual visa beneficiar todas as famílias e está na fase de conclusão. Do mesmo modo, foi feita a recuperação da estrutura do Parque Municipal Vô Jorge. 

Já na área esportiva, houve a retomada de praticamente todos os campeonatos e a ideia é incentivar cada vez mais pessoas a participarem das competições. 

Educação

No que se refere à área da educação e cultura, a infraestrutura da Escola Onze de Abril, passou por reformas internas, implementação da sala de informática e outras ações para viabilizar o ensino integral. “Iremos continuar com esse metodologia e mantemos diálogo com a equipe diretiva para que seja feita uma avaliação diante do que pode ser melhorado e as adequações necessárias, além de parcerias com instituições de ensino para estimular as crianças e adolescentes ao empreendedorismo”, comenta o prefeito. 

Na Creche ocorreram reformas internas e há uma necessidade de ampliação diante da demanda expressiva. “Não queremos deixar ninguém fora da sala de aula e nossa ideia é verificar a possibilidade de atuação por meio de um programa federal, e definir se construímos uma nova escola ou faremos uma ampliação da estrutura atual”, explica Valmor ao acrescentar que também será realizado um concurso no início do ano. 

Saúde 

A Unidade Básica de Saúde atuou em 2022 no sistema 12 horas/dia. “Solicitamos recursos a um programa específico do governo federal, porém, não tivemos retorno até o momento e optamos por retornar com o horário das 7h30 às 17h. Assim, poderemos manter os demais programas de saúde em odontologia, saúde mental, fisioterapia, fonoaudiologia, e financiar exames especializados, cirurgias, aquisição de medicamentos, entre outras necessidades que exigem um investimento expressivo”, reitera. 

Agricultura e Obras

Durante o ano, as equipes das Secretarias de Agricultura e Obras atuaram em parceria, principalmente no fomento à terraplanagens, recuperação de estradas, pontes e bueiros, restauração da unidade de britagem e melhorias internas em propriedades. “Concedemos apoio aos produtores de leite e avicultores na viabilização de novos projetos e pensamos em renovar alguns equipamentos que integram a patrulha agrícola do município, além de intensificar com a equipe de meio ambiente as ações sanitárias, de controle de doenças infecciosas envolvendo o cuidado de animais, programa de castração, entre outras”, pontua o chefe do Executivo municipal.

Na área urbana, o foco do início do ano será a limpeza da cidade, a retomada do programa de calçamentos e asfaltos, reformas de cordões, canalização fluvial e estímulo aos munícipes no cuidado das fachadas das residências – ação que, além de embelezar, valoriza ainda mais o terreno. Outra meta é melhorar a estrutura da garagem, fazer a renovação de alguns equipamentos e promover uma campanha para que todos colaborem ainda mais para a conservação dos diferentes espaços públicos.

Esforços para o acesso até a ERS 135

Uma das lutas incessantes do governo municipal é a busca pela conquista do acesso asfáltico da ERS 9070 – trecho que liga Erebango até a ERS 135 – Ventarra. “Acredito que possamos avançar, sendo que o Estado assumiu o compromisso de não deixar os municípios sem asfalto e, conforme acompanhamos, o acesso à Quatro Irmãos será por Erebango. Desse modo, o município será, cada vez mais, um centro de passagem para as localidades vizinhas e isso pode beneficiar os diferentes setores”, afirma Tomelero.

Outra preocupação é insistir no auxílio a um grupo de produtores erebanguenses que enfrenta um problema em relação a água em momentos mais críticos de falta de chuva. “Já foi feita a solicitação ao Estado e iremos manter contato para melhorar essa situação”, cita.

Nessa linha, o vice-prefeito Flávio acredita que um setor a ser explorado, a médio e longo prazo, é a irrigação. “Para quem já possui o sistema implementado, os resultados são notáveis. Desse modo, quem tem disponibilidade e estrutura para fazer o armazenamento da água, é interessante investir nessa área, sendo que não é preciso grandes projetos e o município dispõe de um potencial hídrico”, ressalta. 

Assistência Social

Na Assistência Social, prosseguem os trabalhos que visam ampliar o acesso das pessoas carentes aos programas federais e estaduais, além dos grupos onde são trabalhadas questões como acolhimento, inclusão, qualificação, geração de emprego e renda, música, artesanato, entre outras. Para 2023 a proposta será estreitar a ligação com o ambiente escolar. 

No campo de oferta de serviços à população, uma preocupação é o encaminhamento para o mercado de trabalho. “Disponibilizamos esse serviço de intermediação entre munícipes e empresas, para que tenhamos pessoas empregadas e que não dependam somente de bolsas e programas sociais”, enfatiza o prefeito.

Ao mesmo tempo, uma área que ganha destaque é o cuidado da saúde e bem-estar na terceira idade, por meio dos encontros semanais que envolvem os participantes dos grupos Despertar é Viver e De Bem Com a Vida.

Administração

Em 2022, uma iniciativa da equipe de administração foi ampliar o diálogo entre os servidores, aproximar os secretários e melhorar as condições de trabalho, com o propósito de prestar o melhor serviço à população. “Iremos continuar com esse projeto em 2023 e incentivamos, também, a parceria da comunidade no programa de troca-notas, para valorizar o comércio e o retorno de impostos em âmbito local”, reforça Tomelero. 

Mensagem aos munícipes 

“Sabemos que Erebango está no caminho certo e atuamos de modo a beneficiar o todo, colocando em prática uma gestão responsável. Nossa meta é melhorar o município onde vivemos, sempre com respeito e seriedade. Estamos unidos a cada cidadão, por um Erebango mais organizado e próspero, motivo de orgulho a cada família”, declaram Valmor e Flávio ao desejar um excelente e abençoado ano novo a todos.

Imagem destacada: