Município de Erebango juntamente com os demais 31 municípios da AMAU decretam situação de calamidade pública.

Na manhã desta segunda feira foi realizado em Erechim na sede da AMAU uma reunião com os 32 municípios que integram a associação.
Na oportunidade prefeito de Erebango, Valmor Tomazini se fez presente e revelou as situações que afetam o município em função da greve dos caminhoneiros.
Juntamente com os outros prefeitos presentes foi decidido e assinado um termo onde a AMAU divulgou em rede sociais a seguinte nota:
“A Associação dos Municípios do Alto Uruguai AMAU devido ao momento de crise e reflexão exposto pela greve dos caminhoneiros, ouvindo o apelo da população vem expor sua preocupação.
Com a iminente paralisação de todos os serviços de saúde, educação e serviços aos produtores rurais, ouvidas as cooperativas, suinocultores, avicultores, e produtores de leite, está claro que o prolongamento dos bloqueios causará prejuízos irreversíveis a toda a cadeia produtiva, mortandade de animais, elevação do custo da produção, elevação de preços ao consumidor final, falência da matriz produtiva dos pequenos agricultores, dentre outros efeitos inimagináveis, em especial à renda do produtor rural e risco de aumento significativo do custo de vida do cidadão. Desta forma solicitamos uma TRÉGUA ao movimento grevista, para o necessário restabelecimento da cadeia produtiva com alimentação dos animais, escoamento da produção, abate e destinação final da produção, visto que não há capacidade de armazenamento de produção pelas indústrias.
Há também a necessidade de reabastecimento de combustível dos municípios para atendimento das necessidades básicas da população, sob pena de paralisação total dos serviços públicos, mesmo os de urgência e emergência, ocasionando risco à saúde e a vida da população. Os municípios por orientação da AMAU, decretarão situação de calamidade pública, devido à fatal de combustíveis. Pedimos “bom senso” aos grevistas e apelamos para uma solução democrática e pacífica, eis que, como afirmamos anteriormente, nosso compromisso é em defesa do povo."

Imagem destacada: