Teve início ontem 12 e prossegue até o dia 09 de julho, a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Neste ano, a mobilização será por etapas, grupos prioritários e em datas específicas.
A responsável pelo setor de Imunização e técnica de Enfermagem no município de Erebango, Cristiane Dallanora de Vargas, pontua que foram recebidas, nesta fase, 220 doses de imunizante. Do mesmo modo, ela ressalta que, para não haver aglomerações, devido ao alto risco de contágio pela covid-19, é solicitado à população para que, se possível, agende, via telefone, o dia e horário para receber a vacina.
Para mais informações, ligue: 3339 1004, a UBS está à disposição da comunidade.
Prioridade é a vacina contra a covid-19
Cris comenta que a prioridade, neste momento, é a vacinação contra a covid-19. Vale destacar a orientação concedida pelo Ministério da Saúde, que o ideal é aplicar a dose contra a Influenza em um intervalo mínimo de 14 dias, pois como não há estudos científicos que comprovam a ação do imunizante contra o coronavírus com outros tipos de imunobiológicos, não é de conhecimento se uma pode tirar o efeito da outra, por exemplo.
Cenário delicado da pandemia
A técnica de Enfermagem frisa que, devido ao aumento de casos positivos e suspeitos de covid-19 no município, o pedido à comunidade é que somente saia de casa se for extremamente necessário.
Nesta terça-feira 13 , o município registrou um novo aumento de testes realizados e no número de pessoas que estão sendo acompanhadas pela equipe de saúde, no chamado 'Isolamento preventivo'.
Confira as etapas e dias para vacinação contra a Influenza:
Primeira etapa – período entre 12/04 a 10/05:
Crianças seis meses a menores de seis anos ; gestantes; puérperas; povos indígenas e trabalhadores da saúde.
Segunda etapa – período entre 11/05 a 08/06:
Idosos com 60 anos e mais e professores.
Terceira etapa – período entre 09/06 a 09/07:
Pessoas com comorbidades relacionadas pelo Ministério da Saúde ; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.