Contribuir na devolução de sorrisos e, acima de tudo, na qualidade de vida e bem-estar da população. É com esse compromisso que a Prefeitura de Erebango, por meio da Secretaria de Saúde, tem a satisfação de registrar novas conquistas no campo da saúde bucal.
Com a adesão ao Programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, foram feitos investimentos que permitiram a entrega das primeiras próteses dentárias à munícipes.
O benefício gratuito contemplou nesse primeiro momento, três cidadãs erebanguenses e reforça que a qualidade do acesso ao serviço de saúde bucal é intensificada pelo poder público.
Conforme a técnica de Enfermagem e coordenadora da Unidade Básica de Saúde, Cristiane Dallanora de Vargas, a proposta é que, aos poucos, toda população seja beneficiada. “A administração fez a adesão ao programa das próteses – parciais e totais – e o recurso federal tem a contrapartida do município. As moldagens são feitas toda quinta e sexta-feira e há uma agenda na recepção, onde os pacientes podem informar o interesse e, conforme a disponibilidade, os profissionais farão o contato para uma avaliação”, explica Cristiane ao mencionar que o tempo estimado para entrega da prótese é de quatro a cinco sessões. “Estamos muito satisfeitos e realizados em poder contribuir com a melhora da autoestima, da mastigação e da saúde de modo geral”, destaca a coordenadora.
A confecção é feita parcialmente na UBS pelo setor odontológico e, posteriormente, por um profissional protético conveniado com a prefeitura.